Estou aqui de novo para dar uma dica interessante sobre uma forma de digitar sem digitar. Estranho né? Um pouco, porém quando nos acostumamos, vira uma mania.
Chega de blá blá blá e vamos ao que interessa.
Certa vez eu montei o meu drive de cd para retirar dele alguns arquivos que eu precisava no meu Linux (Fedora 8). Quando eu vi, a pasta estava escrita da seguinte forma "Textos diversos".
Se dermos o comando "cd /mnt/cdrom/Textos diversos" não conseguiremos acessar a tal pasta. Ao invés disto digitamos "cd /mnt/cdrom/Tex" e pressionamos a tecla TAB. O Linux vai reconhecer o nome da pasta e direcionará para ela.
Esta dica serve também para comandos, nomes de programas (imagina ter que digitar o nome todo do programa na hora de instalar), diretórios etc.
Basta sua imaginação e costume de fazer o uso da tecla TAB para complementar os seu comando.
[1] Comentário enviado por juliaojunior em 24/07/2008 - 11:57h
Na verdade, quando usamos a tecla TAB, ela apenas completa 'corretamente' o caminho. O shell não consegue acessar a pasta usando "cd /mnt/cdrom/Textos diversos" em virtude do espaço em "Textos diversos".
Se usarmos "cd /mnt/cdrom/Textos\ diversos", o shell reconhecerá o comando e acessamos a pasta. É isso que o TAB faz, só que mais rápido.
De qq forma, o uso do TAB realmente agiliza o terminal. Parabéns.